Projeto de Lei (PL) 110/2022, que “dispõe sobre o mês Outubro Rosa, para prevenção e detecção precoce de câncer de mama e [do câncer do] colo de útero no município”. A propositura foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira (12), e segue agora para sanção do prefeito Edivaldo Brischi (PTB).
É de autoria da vereadora Milziane Menezes (PSDB) oO PL prevê que as atividades desenvolvidas no mês de outubro tem o objetivo de “alertar e promover o debate sobre os temas”, “contribuir para a redução dos casos oncológicos” e estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas, envolvendo mulheres e instituições públicas e privadas, “visando ampliar o debate sobre o problema e formas de prevenção”.
“Quando [se] detecta a doença no início, a chance de cura é bem maior”, destacou Milziane, em comentário antes da votação. A parlamentar sugeriu ações diversas, de prevenção, nas unidades de saúde, inclusive com palestras, sorteios de brindes e café da manhã para a comunidade envolvida. “É de extrema necessidade para o nosso município [a ação preventiva contra o câncer]”, frisou.
O Projeto também prevê que “nas edificações públicas municipais, sempre que possível, será procedida a iluminação em rosa e a aplicação do símbolo da campanha ou sinalização, alusiva ao tema, durante todo o mês de outubro”. A propositura revoga a Lei 1804/2013, que havia criado a “Semana Municipal de conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama e câncer de colo de útero”.
CHANCES DE CURA
“O câncer de mama possui significativos índices de cura, que giram em torno dos 95% quando descoberto precocemente. O tratamento normalmente consiste em uma cirurgia para a retirada do tumor e a complementação com técnicas de radioterapia e quimioterapia. O diagnóstico precoce é essencial para a cura dessa doença, sendo assim, é fundamental procurar regularmente o médico”, afirma Milziane, na Justificativa do Projeto de Lei. A parlamentar também destaca que o câncer de colo do útero, “o segundo que mais mata mulheres no Brasil”, apresenta “alto potencial de cura” - de cerca de 100%, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer - “se descoberto no início”.
COMENTÁRIOS
Outros parlamentares abordaram a relevância do assunto, antes da apreciação. Camilla Hellen (Republicanos) parabenizou a autora pela iniciativa e pelo trabalho desempenhado na Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher. Citou, ainda, a interlocução de Milziane que viabilizou a vinda da carreta do Hospital de Amor, que realizou exames no município. “Nós precisamos disso: de políticas que vão beneficiar, efetivamente, o público feminino”, salientou Camilla, na sessão plenária.
Andrea Garcia (PTB) parabenizou a autora pelo trabalho desenvolvido, inclusive em prol da bandeira da mulher. “Efetivamente, as políticas públicas estão acontecendo”, afirmou. “Esses projetos são importantes, justamente, quando eles têm uma base social que os move”, frisou Professor Adriel (PT), parabenizando a autora. Wal da Farmácia (UNIÃO), Bruno Leite (UNIÃO), Nelson Almeida (Solidariedade) e o presidente da Câmara, Alexandre Pinheiro (PTB), também elogiaram o Projeto.