no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e também foram publicados no Diário Oficial. Conforme o Setor de Processo Legislativo da Câmara, o prazo termina no dia 14/11.
Nesta quarta-feira (14), a Câmara divulgou os editais que abrem prazo de 60 dias para que os interessados se manifestem sobre as contas de 2018 e de 2019, do Poder Executivo. Os comunicados, assinados pelo presidente da Casa, vereador Alexandre Pinheiro (PTB), estão disponíveisNa mesma data, também foram divulgados no site da Câmara os pareceres prévios do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), a respeito das contas, que são relativas à gestão do ex-prefeito Thiago Assis. Documentos relativos aos dois processos também estão disponíveis na página. Tanto em relação ao ano de 2018 quanto ao de 2019, o TCE foi desfavorável à aprovação das contas anuais.
Terminado o prazo para manifestação popular, a Comissão de Finanças e Orçamento vai notificar o ex-prefeito, para defesa. Posteriormente, o colegiado vai emitir parecer, opinando pela aprovação ou rejeição das contas, o que será apreciado pelo Plenário. Para decidir diferente do sugerido pelo TCE - ou seja, para aprovar as contas de governo - é necessário o voto de 2/3 dos vereadores (ou seja, 10).
- Veja neste link do SAPL o parecer das contas de 2018; e neste outro link, as de 2019. Em “Documentos Acessórios”, nos respectivos links, acesse os documentos do processo
- Neste link e neste outro link, acesse também os editais da Presidência da Câmara, abrindo prazo para manifestação popular sobre as contas.
- Acesse também a Lei Orgânica do Município - que, em seu artigo 34, estabelece que “somente pela decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal em votação nominal deixará de prevalecer o parecer prévio do Tribunal de Contas.”
(Notícia atualizada em 04/11/2022, às 14h, para inclusão do prazo final para recebimento de manifestações populares, que é 14/11).