sessão ordinária realizada na última quarta-feira (16). Na oportunidade, foram aprovados dois Projetos de Lei Complementar (PLCs) que fazem adequações na jornada de trabalho, hora-aula, carga horária e salário desses profissionais, afirmou a parlamentar, no discurso, parabenizando a união e luta da categoria.
“Parabéns para vocês, por terem lutado, cobrado”. Com essa declaração, a vereadora Wal da Farmácia (UNIÃO) homenageou as Professoras de Desenvolvimento Infantil (PDIs), que lotaram o Plenário da Câmara, durante aSob aplausos em diversos momentos, Wal comentou que se tratava de um “dia especial” para as PDIs, e destacou a importância da classe. “Vocês sabem quem lutou por vocês, então, chega de ego e merchandising”, salientou, destacando que pediu a tramitação urgente das proposituras e, inclusive, “analisou com carinho” todos os PLs. A parlamentar ainda comentou que eventuais erros nas propostas poderão ser corrigidos no autógrafo (ou seja, no texto de encaminhamento dos Projetos de Lei, pela Câmara, ao Poder Executivo).
Na sessão, a vereadora disse que dúvidas sobre Projetos devem ser esclarecidas diretamente com os próprios vereadores e, inclusive, com integrantes da Comissão de Justiça e Redação (CJR), presidida por ela. Além disso, parabenizou o Sindicato dos Servidores (Sindsmor) pelo apoio dado à causa dos trabalhadores. E, citando reajuste salarial e benefícios concedidos a categorias, como às cuidadoras de crianças, elogiou o prefeito Edivaldo Brischi (PTB). “Eu não vi outro governo que fez essa valorização que está tendo hoje”, disse.
EMENDA IMPOSITIVA
Wal anunciou que, em parceria com Nelson Almeida (Solidariedade), vai destinar emenda impositiva para construção de praça no bairro Jardim São José, com playground e academia ao ar livre. Além disso, a outra parte da verba dos dois gabinetes vai ser direcionada para a saúde. “A gente vai uniformizar todos os profissionais de saúde, principalmente as ACSs [agentes comunitárias de saúde]”, salientou. Aprovada no ano passado, a Emenda Impositiva garante que os vereadores indiquem verbas do Orçamento Municipal para aplicação em obras e serviços a serem implementados pela prefeitura. Para o próximo ano, devem ser direcionados R$ 3,47 milhões - ou seja, cerca de R$ 231,8 mil para cada um dos 15 parlamentares indicarem o uso.