sessão ordinária da Câmara, realizada nesta terça-feira (6). Ambas as proposituras - que questionam o Poder Executivo sobre assuntos de interesse público - precisam ser respondidas dentro de 15 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, desde que com apresentação de justificativa.
Dois Requerimentos de autoria do vereador Professor Fio (PTB) foram aprovados naO Requerimento 39/2022 pergunta qual é o “valor repassado ao município referente ao pedágio”, e os critérios de utilização dessa verba pela prefeitura. E, ainda, “as possibilidades desse recurso ser direcionado para a isenção dos moradores das Chácaras Planalto e demais munícipes, que têm que pagar pedágio para ir ao centro da sua própria cidade”.
“Moradores das localidades citadas alegam que pagam pedágio para ir ao centro da cidade e são prejudicados, havendo a necessidade em darmos uma resposta aos cidadãos. Além do mais, não temos o conhecimento do valor repassado ao município dos pedágios e nem o que é feito com esse recurso”, diz Fio, na Justificativa, sobre a necessidade das informações.
Requerimento 40/2022 pede informações do Executivo sobre o atendimento dado aos moradores atingidos pelas enchentes nas Ruas Seis e Sete do Jardim Capuavinha. Pergunta: quantas famílias foram assistidas; os critérios usados para mapear os locais de alagamento e essas famílias; e os benefícios dados aos moradores do município afetados pelas enchentes.
Já oEm discurso, Fio destacou que moradores dessas duas vias possuem fotos e vídeos comprovando a “grande destruição que foi feita com a enchente”. E que, apesar disso, não foram atendidos pelo Poder Público. “Nós temos que lutar pelos direitos da população”, completou, sugerindo que outros moradores não atendidos procurem o seu gabinete.
Conforme a Lei Orgânica Municipal, a prefeitura precisa cumprir o prazo e responder ao pedido de informações dos vereadores, sob risco de incorrer em crime de responsabilidade. O Requerimento 39 obteve o voto favorável de 12 vereadores (dois parlamentares se abstiveram; veja votação nominal). Já o Requerimento 40 foi aprovado por unanimidade.