Projeto de Lei (PL) 21/2024 estabelece que a antiga Estrada Areia Branca passará a se chamar Estrada Municipal Cesario de Paula Neto. A propositura foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira (8).
De autoria da vereadora Andrea Garcia (PSD), oDurante a sessão, familiares do homenageado estiveram presentes no Plenário. Conforme o texto, Cesario “nasceu e viveu seus 82 anos na cidade de Monte Mor”, tendo falecido em 1997, deixando 11 filhos e “uma linda descendência de 26 netos, 29 bisnetos e 7 tataranetos”.
Em discurso na sessão, Andrea fez a leitura da justificativa escrita por familiares, com a biografia do homenageado. Disse, também, que participará do momento “mais bonito”, a ser realizado posteriormente: “a colocação da placa [com a referida identificação] na estrada”.
“Lavrador! Palavra pouca usada nos dias de hoje, mas era assim que ele se declarava. Cuidar da terra, produzir o melhor a partir do seu trabalho. E assim o fez com a força de seus braços, mas também [com] dedicação, visão e determinação”, diz trecho da biografia.
FAMÍLIA GRANDE
Cesário nasceu em 1914, “numa família grande”. “Era neto de Cesario de Paula Penteado, que cultivava a terra no bairro Santa Cruz, na estrada da Areia Branca (caminho de tropeiros em direção onde hoje é o município de Santa Bárbara)”, esclarece o texto aprovado.
“Parabéns a essa família linda”, completou Andrea Garcia, em seu pronunciamento, citando os laços de amizade com os familiares e destacando que já pleiteou a confecção da placa ao Poder Executivo. “Onde tem família tem vida, tem amor, tem carinho”, salientou.
Diversos parlamentares também destacaram a importância da homenagem. Muitos, inclusive, citaram que a denominação de vias públicas prestigia a história do município, ao perpetuar o nome de montemorenses nas ruas, por exemplo. Ocorreram aplausos, após a aprovação.
(Notícia atualizada em 11/04/2024, às 10h44, para correção do partido da parlamentar).