Integrante da primeira turma da GCM, munícipe dará nome à via pública

Rua 1 03.06.2024 MG 4030Paranhos leu o Projeto de Lei 60/2024; Vitor Gabriel exibiu a placa simbólica da rua que levará o nome do seu pai; no telão, foram exibidas fotografias do senhor Vitor FerreiraPor unanimidade, o Plenário aprovou o Projeto de Lei (PL) 60/2024, do vereador Paranhos (MDB), que estabelece que a Rua Quatorze do Loteamento Jardim Vila Rica passará a se chamar Rua Vitor Ferreira de Oliveira. A propositura foi votada na sessão ordinária desta segunda-feira (3).

Em sua Justificativa, o texto contempla a história de vida do homenageado, que nasceu em Campos Gerais (MG), em 1947, e faleceu em 2021, tendo sido, inclusive, citado em uma Moção de Pesar da Câmara, na época. Vitor Ferreira de Oliveira é pai do vereador Vitor Gabriel (MDB).

Em discurso, Paranhos lembrou que Vitor Ferreira atuou na Guarda Civil de Monte Mor (GCM) “na década de 1980” - ou seja, “foi da primeira turma” da corporação e, “durante seus anos de serviço, [...] se destacou por sua coragem e dedicação, sempre disposto a colocar a segurança dos outros à frente da sua própria”.

Outros vereadores também comentaram, citando a relação com o homenageado. Emocionado, Vitor Gabriel disse que o momento era “muito especial”; agradeceu a homenagem ao seu pai; e citou o aprendizado deixado pelo mesmo, numa trajetória de vida e de luta. Outros familiares estavam presentes.

PIONEIRO

Rua 3 MG 4054Os vereadores Vitor Gabriel e Paranhos, com familiares do homenageado: a Rua Quatorze do Loteamento Jardim Vila Rica passará a se chamar Rua Vitor Ferreira de OliveiraNa Justificativa do Projeto de Lei, Paranhos destaca que Vitor Ferreira “foi um dos primeiros moradores da rua Aniceto Muniz Alves, anteriormente conhecida como Rua 38”, no bairro Jardim Paulista. “Era um homem simples, mas seu coração era grande o suficiente para acolher todos que o cercavam”, destaca.

Em seu discurso, o vereador ainda ressalta que o homenageado atuou na GCM numa época em que “existia até preconceito em ser guarda” e os índices de criminalidade eram ainda maiores. Ele manifestou sua alegria em ser autor do PL, que vai perpetuar e mostrar para a população a importância desse legado.

“Seu compromisso com a segurança pública foi além do dever: ele buscava fazer a diferença e criar um ambiente seguro e acolhedor para todos”, diz o vereador, em trecho da propositura. Conforme a Moção de Pesar anterior, Vitor “mudou-se para Monte Mor no ano de 1979” e atuou na guarda por sete anos. 

Foto Lado a Lado