Parlamento Jovem 2024: inscrições online seguem até o próximo domingo (9)

 MG 8674Jovens reunidos na Câmara, na edição de 2023 do Parlamento Jovem: inscrições para a edição deste ano do Programa da Elemmor seguem até o próximo domingo (9), pela internetSe você tem entre 15 e 29 anos e quer fazer parte do Programa Parlamento Jovem, em 2024, pode realizar as inscrições online até o próximo domingo (9), pela internet. Basta acessar o formulário disponível no site da Câmara ou, então, enviar um e-mail para elemmor@camaramontemor.sp.gov.br. Também é possível se inscrever pelo telefone (19) 3889 2780  - nessa última opção, até às 17h desta sexta-feira (7).

Conforme Ato da Presidência 2/2024, a edição do programa da Escola do Legislativo (Elemmor) será realizada nos meses de junho e julho, e poderá contar, por exemplo, com a participação de membros do Conselho Municipal da Juventude, de Grêmios Estudantis, de organizações sociais e não governamentais, e “de grupos e/ou movimentos que contam com a participação de jovens residentes em Monte Mor e que declaram o interesse em participar”.

Ao todo, o programa de educação política vai disponibilizar 30 vagas - e, caso haja um número superior de interessados, a Elemmor vai garantir a paridade de gêneros (“50% para masculino e 50% para feminino, priorizando em cada gênero, os jovens com idade maior”, segundo o Ato da Presidência). Além disso, “será reservado o percentual mínimo de 10% às pessoas com deficiência”, estabelece o Ato que define os procedimentos para o programa.

Essa é a quarta edição do Parlamento Jovem (no ano passado, o programa contou com a parceria de cinco escolas estaduais de Monte Mor; neste ano, as inscrições estão abertas a todos os jovens interessados, desde que respeitada a faixa etária de 15 a 29 anos, conforme a Lei Federal 12852/2013). Criado pela Resolução 3/2029, o Parlamento Jovem visa “possibilitar aos estudantes a vivência do processo da democracia representativa”.

De caráter educativo, o programa contempla uma série de ações, como palestras, sessões plenárias (onde os jovens vereadores podem inclusive apresentar e votar proposituras) e visitas aos gabinetes dos parlamentares titulares de cadeiras no Poder Legislativo. Neste ano, o participante que tiver a presença confirmada em até 70% das atividades irá receber um certificado de participação, contemplando a programação e a respectiva carga horária.

Foto Lado a Lado