Notícias Relacionadas

Durante sessão, presidente Waltinho comunica suspensão do mandato da vereadora Professora Selma

27/02/2018 - O presidente da Câmara, vereador Waltinho Assis (PDT), comunicou a suspensão do mandato da vereadora Professora Selma (PMDB). A declaração foi dada no início da quarta sessão ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira (26). Waltinho explicou que, “em razão da determinação judicial, a vereadora está suspensa das atividades nesta Câmara Municipal, até determinação contrária”. A decisão foi proferida na última sexta-feira (23). O presidente da Câmara leu trechos do documento, no qual a Justiça aplica “medida cautelar de suspensão do exercício da função pública [...], uma vez que há justo receio de que, na função, continuem a agir de modo a lesar o erário municipal e a destruir as provas”. Em nota à imprensa, nesta terça-feira, o presidente da Câmara também abordou a convocação de suplente. “Estamos aguardando resposta do ofício direcionado ao Cartório Eleitoral, que apontará o suplente a ser investido no cargo”, destaca o texto.

Professora Selma pretende fazer projeto de lei abordando a importância da prevenção ao câncer infantojuvenil

20/02/2018 - Em seu primeiro discurso após o recesso parlamentar, na segunda-feira (5), a vereadora Professora Selma (PMDB) disse que pretende submeter à apreciação da Câmara um projeto de lei que trate da prevenção ao câncer infantojuvenil. Coautora do projeto que prevê o incentivo à doação de medula óssea, a vereadora considera importante a realização de atividades de conscientização da sociedade com relação à doença. Professora Selma ressaltou que no dia 4 de fevereiro foi comemorado o Dia Mundial do Câncer, data instituída em 2005 “com o objetivo de fazer com que as pessoas falem sobre a doença e suas formas de prevenção”. “A campanha pretende abordar o problema da desinformação, provocada pela veiculação de notícias alarmantes e muitas vezes equivocadas e falsas, que podem atrapalhar a prevenção e o tratamento da doença”, disse. A vereadora também manifestou expectativa de “desenvolver uma gestão em prol da população montemorense”. E comentou que esteve reunida com o prefeito Thiago Assis (PMDB) e o secretário Vilson Amaral (Obras), reiterando problemas e situações emergenciais. “Estarei acompanhando as ações de forma efetiva, e assim exercendo a minha vereança”, disse, ressaltando que também foram encaminhados ofícios a secretarias diversas, com pedidos. REIVINDICAÇÕES A vereadora disse que, em visita a bairros, verificou situações muito emergenciais. “A população tem o direito de reclamar, de reivindicar”, afirmou, pontuando o problema da rede de esgoto do bairro Parque São Rafael. Na próxima quarta-feira (14), Professora Selma irá se reunir com a empresa estatal, para tratar do problema. Ainda no São Rafael, a vereadora mencionou o problema do asfalto, que está se deteriorando, provavelmente devido ao tráfego de veículos pesados. Já no Jardim Paulista, disse, diversos moradores procuraram seu gabinete itinerante para formalizar reclamações sobre problemas causados pelas chuvas, inclusive no Jardim Colina. A vereadora também agradeceu ao secretário de Meio Ambiente, Miguel Padilha, e à equipe da Frente de Trabalho pelo trabalho realizado. No discurso, Professora Selma fez um apelo às empresas de transporte público. Segundo a vereadora, em períodos chuvosos os ônibus não transitam em algumas ruas da cidade, em especial no Jd. Colina, prejudicando os moradores. “As empresas de transporte precisam olhar com outros olhos. [...] Os moradores pagam para chegar mais próximo possível de suas residências”, ressaltou.

Câmara aprova projeto de lei que prevê o incentivo à doação de medula óssea

12/12/2017 - Durante a última sessão ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira (11), a Câmara de Monte Mor aprovou o projeto de lei 177/2017, de autoria das vereadoras Andrea Garcia (PDT) e Professora Selma (PMDB). A iniciativa cria a “Semana Municipal de Mobilização e Conscientização para a Doação de Medula Óssea”. O objetivo é incentivar a “doação voluntária de medula óssea, visando à ampliação das possibilidades de localização de doadores compatíveis, além de informar, sensibilizar e conscientizar a população”, afirmam as vereadoras, na justificativa do projeto de lei, que segue agora para sanção do prefeito Thiago Assis (PMDB). O texto foi aprovado por unanimidade. Ainda de acordo com as vereadoras, “é salutar o desenvolvimento de atividades de orientação, capacitação e educação continuada sobre transplantes, doação e identificação de doadores”. As atividades, que serão realizadas anualmente, na semana de 30 de junho, também objetivam “alertar o doador cadastrado sobre a importância de manter seus dados atualizados”. Segundo o INCA - Instituto Nacional do Câncer, “o transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais da medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável”.     OUTROS PROJETOS Outras três proposituras foram aprovadas: o projeto de lei complementar 08/2017, do Poder Executivo, que “dá nova redação ao artigo 4º da Lei Complementar nº 52, de 20 de junho de 2017 e dá outras providências”; o projeto de lei 175/2017, também do Executivo, que “autoriza o município a integrar o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas – Norte – CISMETRO, aderindo ao seu contrato de consórcio/estatuto social”; e o projeto 184/2017, da Mesa Diretora da Câmara, que “dispõe sobre alteração dos anexos I, II, III e IV da Lei nº 2.477 de 05 de setembro de 2017 e dá outras providências”. RECESSO PARLAMENTAR Esta foi a última sessão ordinária antes do recesso parlamentar. Conforme o Regimento Interno da Câmara, a Casa se reúne “anualmente, em Sessões Legislativas Ordinárias, de 1º de fevereiro a 15 de julho e de 1º de agosto a 15 de dezembro, considerando-se recesso parlamentar os períodos compreendidos entre as datas das reuniões”. Ainda de acordo com o regimento, a Câmara poderá se reunir, extraordinariamente, sempre que for convocada no recesso parlamentar.

Deputada federal Renata Abreu visita o gabinete da vereadora Professora Selma

27/11/2017 - Nesta segunda-feira (27), a deputada federal Renata Abreu (PODE) visitou o gabinete da vereadora Professora Selma (PMDB), na Câmara. “Nós, mulheres, temos um trabalho mais humano, mais sensível para a política, e a nossa dedicação, a nossa participação nela, faz toda a diferença. Nós temos que nos unir e trabalhar pela nossa cidade, pelo nosso Estado, pelo nosso Brasil”, disse a deputada, durante entrevista, ressaltando que destinou R0 mil reais em emenda parlamentar para Monte Mor, em nome da vereadora - verba esta que será destinada para a área da Saúde. Segundo Professora Selma, o encontro também serviu para que a deputada conhecesse melhor o município, ocasião em que conversaram sobre a preocupação da vereadora com a causa das pessoas com necessidades especiais e da luta em prol de políticas públicas voltadas para as mulheres. Professora Selma também ressaltou sua preocupação com a geração de empregos, no município. “A nossa cidade é considerada dormitório, pois não temos geração de emprego para todos”, disse, durante entrevista. A agenda da deputada Renata Abreu na cidade também contou com uma visita à prefeitura.

Foto Lado a Lado