15/05/2017 – Dando continuidade à série de entrevistas concedidas pelos parlamentares de Monte Mor a Rádio Prima, o vereador Joaz (PSDB) conversou com o jornalista Eduardo Rage, na última sexta-feira (12). Ele abordou as prioridades do seu primeiro mandato à frente da Câmara, e os principais desafios. “Acredito que estamos fazendo um bom trabalho”, comentou.
Mecânico por profissão, Joaz foi candidato a vereador pela primeira vez, em 2016, e se elegeu com 396 votos. “Foi uma campanha muito difícil, mas deu certo”, disse, lembrando que, dentre os candidatos eleitos, ele foi o único que venceu na primeira candidatura. De acordo com o parlamentar, o apoio da família e dos amigos foi fundamental nesse processo.
Joaz é morador do Jardim Paviotti há 39 anos. “Vim pro Paviotti com 10 anos, e até hoje estou no mesmo bairro. Somos do Paraná, passamos por São Paulo e depois chegamos à cidade. E até hoje nossa raiz está plantada aqui”, disse, lembrando que o pai, o senhor Sebastião Pereira dos Santos, é um dos “fundadores do bairro”.
Segundo ele, o processo de mudança para a cidade foi rápido. “Meu pai veio, conheceu o bairro, voltou para São Paulo, pegou a mudança, colocou no caminhão e retornou… Nem as ruas estavam abertas ainda, estavam abrindo as ruas”, relembra o vereador, cuja família, que pagava aluguel no Paraná, viu numa “propaganda de terrenos” a oportunidade da casa própria.
Mandato de parcerias
Apesar de ser do PSDB, partido que nas eleições de 2016 lançou candidatura ao Executivo, Joaz acredita que tem feito “boas parcerias” com o prefeito Thiago Assis (PMDB). “Não adianta ficar brigando, criticando… O que está certo, [é preciso] deixar certo… E o que estiver errado, se for preciso, vamos corrigir”, afirmou o vereador, que pretende lutar “em prol da população”.
Segundo Joaz, o atual cenário de descrença com a política faz com que ele tenha recebido elogios, mas também críticas. “A população reclama, cobra […] Temos que ter paciência, e mostrar para o povo que ainda tem jeito de salvarmos o país”, pontua. Dentre as principais bandeiras do vereador está a luta por melhorias para as áreas mais carentes, da periferia – “que é onde a gente vê que há mais necessidade”, afirma.
Durante a entrevista, Joaz ressaltou que tem feito indicações e ofícios, em busca de melhorias para a cidade. Sobre a elaboração de projetos de lei, ele acredita que “ainda é cedo”. “Preciso aprender mais, me conscientizar mais, ter mais experiência, para depois fazer projetos… Por enquanto, tento buscar melhorias para o povo”, afirmou.
Uma das experiências marcantes de aprendizado, no começo do mandato, foi a viagem a Brasília, em março, ocasião em que o vereador participou de curso de formação, além de ter apresentado ofícios em busca de emendas parlamentares para Monte Mor. “Fizemos grandes parcerias […] Foi muito bom para o nosso desempenho na política”, concluiu Joaz.
Ouça a íntegra da entrevista: