08/05/2017 – A segunda reunião do ano do Parlamento Metropolitano da RMC, realizada na sexta-feira (5), em Americana, culminou com a criação da Frente Parlamentar da Segurança Pública. Participaram do encontro o presidente da Câmara, vereador Waltinho Assis (PDT), que ocupa o cargo de 2º secretário do órgão colegiado, além dos vereadores Andrea Garcia (PDT), Eduardo Bispo (PSDB), Jesus Lopes (PR), Joaz (PSDB) e Zé Fernandes (PSDB).
A frente parlamentar pretende concentrar esforços sobre assuntos que permeiam a segurança pública dos 20 municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas), em ações conjuntas e estruturadas, voltadas para atender os cidadãos desses municípios. A reunião de sexta-feira contou com a palestra do secretário de Segurança Pública de Indaiatuba, Alexandre Guedes Pinto, que abordou as estratégias de segurança e monitoramento adotadas naquele município.
Os problemas comuns na segurança pública das cidades da região foram destaque. Pedindo intervenção do Parlamento Metropolitano na reivindicação por melhorias nas polícias Civil e Militar, junto ao governo do Estado, Waltinho Assis lembrou o baixo efetivo dessas corporações no município. “Em Monte Mor, hoje, é a Guarda Municipal que faz a maior parte do patrulhamento, do esquema preventivo e ostensivo”, afirmou.
O presidente da Câmara lembrou que o delegado da Polícia Civil responde por três municípios – Hortolândia, Nova Odessa e Monte Mor – o que causa uma sobrecarga de atividades. Em fevereiro, moção aprovada por unanimidade na Câmara pedia o envio de mais viaturas, homens bem preparados, aquisição de equipamentos de qualidade, melhores armamentos e o aumento do efetivo. “Temos que trabalhar no Parlamento, para que isso possa se concretizar”, afirmou.
A Frente Parlamentar de Segurança Pública será presidida pelo vereador Dr. Alfredo Ondas, presidente da Câmara de Americana, que também é delegado da Polícia Civil. A reunião de sexta-feira também contou com a presença de vereadores e presidentes das Câmaras da região, incluindo Hélio Ribeiro, de Indaiatuba, presidente do Parlamento; e do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado estadual Cauê Macris.
Parlamento Metropolitano: Constituído para apoiar e reivindicar ações de interesse dos 20 municípios que compõem a RMC, o Parlamento Metropolitano visa promover a integração administrativa, econômica e social destes municípios, nos quais residem mais de 2,5 milhões de pessoas. A próxima reunião do órgão colegiado está marcada para o dia 2 de junho, na Câmara Municipal de Vinhedo.
Galeria de imagens: