03/05/2017 – Duas recentes indicações da vereadora Professora Selma (PMDB) reivindicam ao Poder Executivo algumas melhorias para estudantes com necessidades especiais do município. A indicação 434/2017 sugere a realização de “estudos para construção e/ou implantação de um Centro de Referência aos alunos com necessidades especiais”; já a indicação 435/2017 pede a retomada das atividades de hidroginástica.
Na sessão ordinária de ontem (2), a vereadora abordou tais pedidos. “O objetivo [das reivindicações] é gerar iniciativas estratégicas para impulsionar mudanças estruturais, com enfoque nos direitos humanos”, ressaltou a vereadora, comentando as indicações, que visam garantir uma educação inclusiva. “Muitos pensam que acessibilidade se restringe à guia, às normas da ABNT. Acessibilidade é muito mais do que isso”, afirmou.
Centro de Referência
De acordo com Professora Selma, a implantação de um Centro de Referência aos alunos com necessidades especiais consistiria num local apropriado, permitindo a “realização de atendimentos, esclarecimentos afins, acolhimento aos pais, eventos educacionais, culturais e sociais”. Para ela, a criação do Centro garantiria melhorias no aprendizado.
A vereadora lembrou que o município investe em entidades que cuidam das crianças com necessidades especiais, através de convênios e de transporte para outros municípios. Segundo ela, em algumas situações, entretanto, o embarque ocorre de madrugada, às 5h da manhã. “São crianças com necessidades especiais, que precisam do nosso respeito”, afirmou.
No discurso, a vereadora ainda ressaltou que, no passado, o município chegou a construir um prédio escolar devidamente adaptado para atender os alunos com necessidades especiais, local onde hoje funciona a Escola “Antonia Perroni Maluf”. “Esse é um sonho que nós precisamos colocar em prática”, disse.
Hidroginástica
Ao comentar a necessidade de retomada da hidroginástica para os alunos com necessidades especiais, Professora Selma destacou os benefícios da prática. “As atividades realizadas na hidroginástica melhoram a independência pessoal, diminuem as inibições, aumentam a autoconfiança, estimulam o companheirismo, a vida social, a vontade de viver”, destacou.
“Para haver inclusão, é necessário que compreendamos que são serviços indispensáveis, com apoio mútuo. É direito da população e das crianças poder contar com correta infraestrutura municipal que atenda suas reais necessidades”, afirmou. A vereadora lembrou que, desde o ano passado, os alunos estão sem acesso às atividades de hidroginástica.
Outros assuntos
Durante o discurso, Professora Selma também agradeceu ao prefeito e a secretaria competente pelo atendimento à indicação do seu gabinete que reivindicou roçagem de mato no Jd. Alvorada e Jd. Paulista, na área de alta tensão. “Fico também no aguardo do calçamento da cabeceira das mesmas, proporcionando melhor segurança aos transeuntes”, afirmou.
A vereadora também parabenizou os organizadores da Gincamor, evento realizado no último final de semana que, segundo ela, arrecadou mais de quatro mil quilos de alimentos para entidades do município, como hospital, igrejas, asilo. Professora Selma destacou a atuação do diretor de Cultura, Marcelo Menegathi, e do Risca, da Rádio Prima.
Ela também agradeceu aos organizadores da paralisação contrária às reformas trabalhistas e da previdência, realizada na sexta-feira (28). A vereadora participou do evento.