Com a aprovação do Conselho Municipal, Alexandre Pinheiro vai pleitear o projeto Casa da Juventude para Monte Mor

AlexandrePinheiro 10.05.2021“Se tem uma coisa na qual eu acredito é na juventude. Ela é o futuro, agora”, disse Alexandre Pinheiro, no discurso11/05/2021 - Presidente da Câmara, o vereador Alexandre Pinheiro (PTB) pretende ir ao Palácio dos Bandeirantes ainda esta semana, para pleitear a disponibilização do projeto Casa da Juventude para o município de Monte Mor. A nova visita à sede do governo do Estado deverá ocorrer após a sanção, pelo prefeito Edivaldo Brischi (PTB), do Projeto de Lei que criou o Conselho Municipal da Juventude, aprovado nesta segunda-feira (10). Em discurso na sessão, o parlamentar comentou a iniciativa.

“Se tem uma coisa na qual eu acredito é na juventude. Ela é o futuro, agora”, disse Alexandre, comentando que esteve no lançamento do projeto Casa da Juventude, na última terça-feira (4), em São Paulo, acompanhado de Vitor Gabriel (PSDB). Segundo ele, a unidade deverá abrigar iniciativas de capacitação dos jovens, sendo inclusive um local para a “criação de conteúdos” pelos mesmos. “Para que possam se desenvolver com criatividade e com o empreendedorismo também”, afirmou. 

De acordo o Governo do Estado, a Casa da Juventude visa oferecer espaços multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional. Os equipamentos terão ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios entre o público juvenil. As cidades interessadas devem contar com um Conselho Municipal e ter população menor que 150 mil habitantes.

RELEVÂNCIA

No pronunciamento, Alexandre Pinheiro lembrou que, com a futura abertura de rodovias, ocorrerá um maior desenvolvimento do município e a consequente geração de empregos: daí a necessidade de jovens e profissionais cada vez mais capacitados. Ele ponderou que a atual administração já tem investido nesta área, e citou a futura vinda de ônibus do Senai e do Sebrae, com algumas capacitações. Lembrou, entretanto, que a aprovação do Conselho Municipal - proposta que inclusive atende à Indicação 194/2021, do seu gabinete - será possível dar “voz e oportunidade” à juventude. 

“A nossa juventude estava de fato abandonada, sem o que fazer. Aí vai para as ruas, aumenta o número de criminalidade, as drogas”, lamentou o parlamentar, destacando a importância dessas iniciativas. Em coautoria com o vereador Beto Carvalho (DEM), ele também propõe a criação, no município, da Semana Municipal do Jovem Aprendiz. Data a ser celebrada anualmente na semana de 12 de agosto, a medida - que está em tramitação na Câmara, com o PL 56/2021 - visa “intensificar ações voltadas ao cumprimento da cota legal de contratação de jovens” por parte das empresas.

 
Foto Lado a Lado