25/04/2017 – A Câmara aprovou nesta segunda-feira (24), por unanimidade, moção de apelo que pede aos deputados federais que não aprovem mudanças na legislação brasileira que prevejam a adoção do voto em lista fechada, nas eleições. O documento é de autoria do presidente Waltinho Assis (PDT) e dos demais vereadores da Casa. Atualmente, estão em discussão no Congresso Nacional algumas propostas que visam incluir na reforma política o sistema, a partir do qual o eleitor votaria apenas no partido, e não em um candidato específico.
Com a mudança, os partidos teriam uma lista de candidatos pré-aprovada durante as convenções. “Nessa lista, dependendo da quantidade de votos, seriam eleitos os candidatos na ordem determinada pelas legendas”, explica reportagem da Câmara dos Deputados. A moção aprovada afirma que adotar a lista fechada feriria a democracia brasileira, configurando um verdadeiro retrocesso. De acordo com o documento, a proposta “precisa ser analisada com cuidado”. “É o povo que precisa e deve escolher seus representantes”, afirma o texto.
No nosso site, a coluna Fala Vereador traz alguns depoimentos de parlamentares contrários à adoção da lista fechada. Acompanhe aqui.