97 e 98/2021, de iniciativa da vereadora Wal da Farmácia (PSL), aprovados por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira (30).
As Ruas Vinte e Sete e Vinte e Oito do Loteamento Central Park vão ser renomeadas. É o que preveem, respectivamente, os Projetos de Lei (PL)Antes da votação - que ocorreu em bloco, junto com outras proposituras que deram nomes a vias públicas - a autora dos PLs destacou a importância das iniciativas. E disse que divulgaria vídeos em homenagem aos citados, já que não faria a leitura das biografias, devido ao curto tempo da sessão.
O PL 97 dá o nome de Odair Francisco Consulin à Rua Vinte e Sete. Nascido num sítio em Sumaré, em 1940, Consulin, neto de imigrantes italianos, teve infância tranquila, mas “desde a mais tenra idade” já ajudava os familiares, na “lida da roça”. Ele morreu em 2016, deixando um “legado de saudades”.
Ainda de acordo com o texto, o homenageado - que, juntamente com os pais, foi um dos primeiros moradores do bairro Santo Antônio, onde adquiriram suas terras - ingressou no Departamento de Estradas e Rodagem, “tornando-se efetivo com o passar dos anos, até sua aposentadoria”.
Já o PL 98 presta homenagem a Sebastião Amâncio Lavelha, conhecido como Tiquinho Lavelha, dando seu nome à Rua Vinte e Oito do bairro. Natural de Monte Mor, ele nasceu em 1940 e “faleceu precocemente” em 2001, aos 61 anos - esclarece a autora da propositura, no Projeto.
O homenageado exerceu a função de técnico de contabilidade por muitos anos, tendo atuado, ainda, como professor da Escola Municipal Onofre Baldiotti. “Hoje, o escritório de contabilidade Lavelha, sob a responsabilidade de seus filhos, continua em pleno funcionamento”, diz o texto do PL.
- Leia a íntegra das biografias no SAPL da Câmara.