07/03/2017 – “Senhores empresários: não tirem o direito de ir e vir das nossas crianças, principalmente as especiais”. Esse foi o apelo da vereadora Professora Selma (PMDB), durante discurso no plenário, nesta segunda-feira (6). Ela se referia aos problemas relatados por pais de alunos, através de denúncias sobre o mau estado dos veículos. “A situação está bastante caótica com relação ao transporte das nossas crianças”, resumiu a vereadora, demonstrando indignação.
Professora Selma disse que entrou em contato com o prefeito Thiago Assis (PMDB), e que o mesmo “comunicou a empresa sobre os problemas no transporte escolar”, que é terceirizado. A secretária municipal de Educação, Marli Eliza Brischi Domingues, também “se colocou a favor das crianças” ao ser informada dos problemas, afirmou Professora Selma. Segundo a vereadora, mesmo com a retirada de circulação de um veículo, na sexta-feira, um pai de aluno voltou a reclamar do problema, “que persiste há vários anos”.
Ressaltando a necessidade de garantir “o direito de ir e vir, das crianças, com dignidade”, a vereadora lembrou que o Estado brasileiro incorporou no seu ordenamento jurídico a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que garante políticas públicas voltadas para a “educação inclusiva, priorizando aspectos como educação, cultura, moradia, esporte, lazer, o brincar, o viver, transporte e desenvolvimento pleno”. “Falo pois estudei para isso, e defendo essa bandeira”, concluiu.
Para a vereadora, é necessário “compreender o desenvolvimento infantil no âmbito dos seus direitos humanos, algo que se efetiva no direito à educação, direito central e fundamental para o exercício dos demais [direitos]”.
Associação de Moradores
No discurso, a vereadora também agradeceu os moradores dos bairros Chácaras Orquídea, Chácaras Meu Cantinho e São Sebastião, com os quais foi feita uma reunião, no último final de semana. O objetivo do encontro foi discutir a criação de uma associação de moradores. “A associação de moradores é uma ferramenta para se lutar contra injustiças e a necessidade que a população precisa suprir, para ter uma vida digna e de qualidade”, disse.
A vereadora também manifestou expectativa de que, com relação a Chácaras Orquídeas, a Medida Provisória 759, de 22/12/2016, que trata da regularização fundiária urbana e que está sob análise da secretaria de Obras, “venha a beneficiar as famílias e resolver um problema que se arrasta há anos”, disse.
Professora Selma, que também usou a discurso para parabenizar todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher. Ela também parabenizou a Câmara pelas indicações que têm sido feitas, reivindicando melhorias para o município.