após decisão judicial. Em discurso na sessão ordinária da Câmara, na última segunda-feira (6), o parlamentar comentou o assunto.
O vereador Nelson Almeida (Solidariedade) pede o apoio dos demais parlamentares e também do Sindicato dos Servidores Públicos (Sindsmor), visando criar uma Comissão. O objetivo é cobrar uma solução para o caso dos servidores inativos e pensionistas do município, que tiveram o vale-alimentação suspenso,Nelson cobrou uma atitude da prefeitura. “Ano passado, tivemos uma reunião lá no [Ginásio] Joaquinzão, onde foi prometido para a gente: enquanto a Lei [Complementar Federal] 173 estivesse em vigor, não teria como fazer nada. Porém, já faz seis meses que a lei caiu por terra, e até agora não veio nenhum projeto do Poder Executivo”, reclamou. “Vamos nos unir, aí, para a gente conseguir esse benefício para os aposentados e inativos”, sugeriu.
Na sessão, o parlamentar ainda citou indicação do seu gabinete que pede a “criação do Centro POP – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua”. Ele também disse que, no ano passado, apresentou a proposta à secretária de Desenvolvimento Social, sem obter resultado. “Esse projeto [do Centro] POP não pode ficar simplesmente numa gaveta. Ele tem que sair [do papel] e ser executado, e dar assistência”, reivindicou.
O vereador deu, como exemplo de sucesso, o município de Cascavel (PR). “Lá, funciona […] Os moradores de rua, lá, são tratados de outra forma”, relatou. Segundo o Governo Federal, o Centro POP “é um espaço público específico” que garante o atendimento e acolhimento de pessoas em situação de rua, disponibilizando local para higiene pessoal, alimentação e ainda encaminhamento para políticas públicas, dentre outros benefícios.