Adriel pede convênio do município com União, para fiscalização do Imposto Territorial Rural

ProfessorAdriel 07.11.2022 02Segundo Professor Adriel, aumento da arrecadação, com fiscalização do ITR, poderia viabilizar “políticas públicas importantes”A partir da Indicação 437/2022, o vereador Professor Adriel (PT) pede que o município celebre um convênio com a União, para exercer as atribuições de fiscalização do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). Na sessão ordinária da última segunda-feira (7), data em que a propositura foi lida no Expediente, o parlamentar comentou a reivindicação.

No pronunciamento, Adriel explicou que o convênio daria a “possibilidade de haver uma diminuição do tributo para as terras que passem a produzir” (ou seja, um desconto no tributo, para terras que deixem de ser improdutivas). Além disso, salientou o vereador, o município poderia arrecadar tais impostos, colhendo “até 100% dos recursos arrecadados”.

Para o parlamentar, esse aumento da arrecadação poderia viabilizar “políticas públicas importantes”. Ele ainda destacou que, muitas vezes, o ITR não é cobrado, por falta de capacidade da União em fiscalizar essas áreas. Conforme texto da Indicação, o imposto incentiva a diminuição de terras improdutivas, já que o tributo é mais caro nessas localidades. 

Na sessão plenária, Adriel também destacou outra Indicação do seu gabinete (a 444/2022), que também foi lida no Expediente. A propositura indica “ao Poder Executivo troca de tubulação de águas pluviais na altura da praça de lazer, na rua Valdeci da Veiga Júnior, nº 492, no Jardim Paviotti”. O objetivo é, inclusive, evitar acidentes, explicou o vereador.

Foto Lado a Lado