Escola do Legislativo ministra palestra sobre competências do Legislativo na “ONG Novo Dia”

Foto divulgação do projeto ODS Juventude Ong Novo DiaAtividade do projeto ODS Juventude, da Novo Dia (Foto: Divulgação)Nesta quarta-feira (25), a Escola do Legislativo de Monte Mor (Elemmor) ministrou uma palestra sobre o Poder Legislativo para os participantes do projeto ODS Juventude, na associação civil sem fins lucrativos Novo Dia (conhecida como “ONG Novo Dia”).

O convite foi feito pela coordenadora do projeto, Natália Portes de Oliveira, e a palestra teve como objetivo abordar as competências da Câmara e as funções dos vereadores. “É importante conhecer os três Poderes da República para se ter uma atuação cidadã com maior qualidade”, diz Natália.

A Escola do Legislativo foi representada pelos servidores Marcos Roberto de Oliveira (secretário) e Márcio Ramos (diretor). A palestra foi ministrada por Márcio, servidor efetivo da Câmara, que abordou os elementos históricos da formação dos três Poderes e as funções dos parlamentares.

Para ele, é muito importante a iniciativa dos grupos sociais de Monte Mor em conhecer as competências dos poderes constituídos e saber as funções dos vereadores e, com isso, fortalecer a democracia. “Levar o conhecimento do Legislativo para toda cidade é uma das orientações do presidente Altran [MDB] à Escola do Legislativo”, diz Márcio.

O PROJETO ODS JUVENTUDE

O projeto visa mobilizar a juventude montemorense na discussão sobre a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Sustentabilidade. Segundo a “ONG Novo Dia”, a partir do engajamento dos jovens com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s), a iniciativa pretende fazer com que eles desenvolvam a sua cidadania e consigam se articular para fiscalizar e pensar em projetos que possam melhorar os indicadores dos Objetivos de Monte Mor. Até agora, as atividades englobaram o estudo de cada ODS e a realização de quatro comitês (“meio ambiente”, “social”, “econômico” e “paz”). O projeto começou em outubro do ano passado e conta, atualmente, com 30 jovens inscritos.

(Com informações da Escola do Legislativo - Revisão: Assessoria de Imprensa da Câmara)

Foto Lado a Lado