tribuna livre ao final da sessão ordinária desta segunda-feira (19). Na data, a unidade de ensino recebeu a Moção 12/2023, de Aplausos, por ser “referência no Ensino Fundamental do município de Monte Mor”. A propositura, aprovada por unanimidade pelo Plenário, é de iniciativa do vereador Altran (MDB), presidente da Câmara.
A diretora da Escola Municipal Leonardo Rodrigues da Silva, Andressa de Sousa Rodrigues Mesko, usou aA professora, que tem mestrado em Educação pela Unicamp, reforçou agradecimentos à equipe atual e aos gestores que trabalharam anteriormente na escola. “Esse reconhecimento só se dá porque existe um trabalho coletivo, um trabalho em que todos se respeitam”, afirmou, agradecendo toda equipe e citando a atuação de merendeiras, servidores da limpeza e do administrativo. Ela também destacou a qualidade dos professores da unidade escolar, e manifestou “eterna gratidão”.
Conforme a professora Andressa, a Escola Leonardo é, atualmente, a “maior escola de 1º ao 5º ano do [ensino fundamental] município”, e atende às comunidades dos bairros Jd. Residencial São Clemente, Jd. Nova Alvorada, Jd. Colorado, Pq. Bela Vista e Jd. Itapuã. Ela citou os desafios advindos do processo de reestruturação da unidade, que fez com que a mesma passasse a atender aos estudantes do ensino fundamental (antes, tratava-se de uma escola de educação infantil).
A gestora também agradeceu ao apoio da secretária de Educação, Sandra Bruzon, pelo incentivo dado nesse processo de reestruturação da escola; frisou, ainda, a disposição dos empresários em ajudar nas atividades da escola, sempre que necessário; e agradeceu às famílias dos estudantes. Segundo ela, o “grande sucesso” da unidade de ensino é fruto da “parceria” entre a escola, que possui “profissionais de excelência”, e as famílias, que participam ativamente das reuniões.
Além de agradecer aos vereadores, pela homenagem prestada à escola, Andressa destacou a atuação da secretária de Educação, que tem equipe acolhedora e trabalha com o diálogo. Além disso, frisou a importância dos servidores públicos e do compromisso social que os mesmos têm, em especial com a população mais carente. “É a escola pública que pode mudar a vida de alguém”, completou a gestora, em seu discurso, sobre a importância das políticas públicas educacionais.