Alan comenta prisão de guarda municipal: “ato isolado não pode manchar a nossa instituição”

Alan comenta prisão de guarda municipal: “ato isolado não pode manchar a nossa instituição”Alan comenta prisão de guarda municipal: “ato isolado não pode manchar a nossa instituição”04/05/16 – O vereador Alan de Souza (PMDB) usou a tribuna da Câmara, na noite da última segunda-feira (2), para comentar a prisão de um guarda civil municipal de Monte Mor, ocorrida no final de abril. O guarda foi preso pela Polícia Militar, após uma tentativa frustrada de roubo a uma agência bancária da cidade. No discurso, Alan ressaltou que a atitude do servidor não pode ser relacionada à imagem da corporação, que presta bons serviços à sociedade. “Nenhuma instituição está livre de ter alguém com desvio de conduta”, disse o vereador.

No discurso, Alan lembrou que o guarda civil que foi preso já estava sendo investigado pelas autoridades policiais, tendo o Ministério Público e a Polícia Federal conhecimento do fato. O vereador também mencionou a excelência do serviço prestado pela guarda, rechaçando a associação desse fato isolado à imagem da instituição perante a comunidade. “Ali tem homens e mulheres valorosos”, afirmou. No dia em que proferiu o discurso, Alan estava completando 20 anos de atuação na guarda civil do município.

O vereador também mencionou as melhorias obtidas pela corporação nos últimos anos, como a compra de caminhonetes, armamentos e coletes. E comentou a expectativa de que um acordo com o Ministério Público permita o repasse de R$100 mil reais, visando a aquisição de equipamentos para a Guarda Civil. Segundo Alan, tal fato comprova a importância da entidade. “Esse prestígio foi conquistado ao longo dos anos, e um ato isolado não pode manchar a nossa instituição”, destacou.

Números da Guarda

Em 2015, a Guarda Civil de Monte Mor prestou atendimento a 1626 ocorrências. De acordo com Alan, os casos mais comuns foram: furto ou furto qualificado (88), roubos (71), tráfico de entorpecentes (68), incêndio (34), violência doméstica (30), acidente de trânsito com vítima (30), perturbação ao sossego público (29), captura de pessoas procuradas (27), porte ilegal de entorpecentes (26), acidente de transito sem vítima (24), ameaça (21), embriaguez (20), agressão (15), averiguação de indivíduos em atitude suspeita (235) e escola de presos (96).

Segundo o vereador, dentro do Projeto Futuro nas Mãos (Funam) foram atendidos, no primeiro semestre de 2015, 383 pessoas – número similar ao do segundo semestre daquele ano. O projeto é voltado para alertar os estudantes sobre os perigos que envolvem as drogas e as bebidas alcoólicas, e visa promover a cidadania, a amizade e o cuidado com o meio ambiente. Entre as crianças atendidas estão as da Escola Estadual Joana Aguirre (240 alunos) e Emob (86). Além disso, foram realizadas palestras para 20 pais de crianças que se encontram em liberdade assistida. “Esse é um dos trabalhos que tem sido feito pela corporação da guarda, dentre outros trabalhos”, concluiu Alan, afirmando ter orgulho de fazer parte da instituição.

Foto Lado a Lado