PLs que aumentavam subsídio de agentes e criavam o Compad saem de tramitação

Retirada03 23.10.2023 MG 2700 CopyPainel de votação exibe resultado do pedido de retirada de tramitação do PL 97, que tratava da concessão de reajuste para os agentes políticos do Poder Executivo (prefeito, vice e secretário). Com aprovação, a propositura será arquivadaNo início da Ordem do Dia da sessão ordinária desta segunda-feira (23), os vereadores aprovaram Requerimentos de retirada de tramitação de quatro proposituras, que, nesse sentido, serão arquivadas pelo Poder Legislativo. O procedimento está previsto no Regimento Interno da Casa, que autoriza a retirada de tramitação de matérias legislativas, a partir de solicitação dos seus respectivos autores e por deliberação do Plenário.

Os três primeiros PLs que saem de tramitação são os de número 97, 98 e 99/2023 - propostas de autoria do presidente da Casa, vereador Altran (MDB), que tratavam, respectivamente, do reajuste no subsídio do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários municipais, da instituição do 13º e de férias remuneradas para agentes políticos, e do aumento no subsídio dos vereadores - todos a partir da próxima legislatura (2025).

Questionado pela vereadora Camilla Hellen (Republicanos), antes da votação, Altran explicou que ocorreu o vencimento do prazo regimental dessas proposituras (as três estavam em tramitação na Câmara desde o início de julho). O pedido de retirada de tramitação do PL 97 obteve 11 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção; já os dos PLs 98 e 99/2023 contaram com 12 votos favoráveis e duas abstenções

A quarta propositura arquivada é de iniciativa do Poder Executivo. Trata-se do PL 128/2023, que criava o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMPAD) e o Fundo Municipal de Políticas Sobre Drogas (FUMPOD). “A retirada do Projeto de Lei em epígrafe se faz necessário para novos estudos”, afirma o prefeito Edivaldo Brischi (PTB), na Justificativa do pedido de retirada de tramitação, aprovado por unanimidade pelo Plenário.

TRANSMISSÃO

Como de costume, a sessão foi transmitida ao vivo pelo site da Câmara, assim como pelos canais do Legislativo nas redes sociais YouTube, Facebook e Instagram. Com a retirada de tramitação do PL 99, também foi arquivada a Emenda de Correção 5/2023, da Comissão de Justiça e Redação (CJR), que promovia correção no artigo 5º da referida propositura.

Foto Lado a Lado