Vitor exibe vídeos de mães de crianças com autismo: falta de atendimento especializado

VitorGabrielDiscurso 03.06.2024 MG 3781Num dos vídeos exibidos pelo vereador Vitor Gabriel, uma munícipe destaca que a cidade não fornece terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e neuropsiquiatras para atendimentosNa sessão ordinária desta segunda-feira (3), o vereador Vitor Gabriel (MDB) exibiu vídeos nos quais quatro mães de crianças com autismo reclamam que o município não garante o atendimento especializado para os seus filhos. “A gente só quer a solução para essas mães [..] Fora elas, têm muitas [outras passando pelo mesmo problema]”, afirmou o parlamentar.

Num dos vídeos, uma das munícipes destaca que a cidade não fornece terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e nem neuropsiquiatras para esse atendimento - mas apenas psiquiatra, “que nos renova a receita, para os nossos filhos não ficarem sem medicação”. “É muito difícil a atual situação [em] que nós nos encontramos”, completa a moradora.

O vereador também exibiu o depoimento de uma moradora do Jardim Colina, cujo filho é atendido em Campinas, tendo em vista que Monte Mor não oferece o suporte especializado. Ela citou que a rua não é asfaltada e, quando chove, o veículo não vai buscá-lo. “Ou eu levo ele onde tem asfalto, para ele pegar o carro, ou ele perde o atendimento”, disse.

Na sessão, também foram exibidos vídeos de uma moradora do Jardim Paulista - que disse aguardar há três anos esse acolhimento multiprofissional para o filho, visando garantir que o mesmo tenha “qualidade de vida” - e de uma mãe de três crianças com autismo, que também manifestou sua “indignação” com a cidade, devido à falta de suporte da saúde pública.

Foto Lado a Lado