21/05/15 – Em sua fala na última sessão da Câmara, na segunda-feira (18), o vereador Everaldo de Morais (PMDB) solicitou ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais o envio da ata da assembleia geral realizada no dia 8. No encontro, foi discutido o reajuste do salário e do vale-alimentação dos funcionários públicos da cidade. Everaldo esteve na assembleia, junto com os vereadores Vanderlei Soares (PMDB) e Murilo Rinaldo (DEM), e solicitou o envio da ata, que não foi recebida até o momento.
No seu discurso, Everaldo ressaltou que a atuação dos vereadores se dá apenas na aprovação do reajuste, cujo percentual é debatido diretamente entre o sindicato e o Poder Executivo. “É praxe, nessas discussões sobre aumento salarial, que os servidores abordem os vereadores imaginando que somos nós que definimos o aumento. Na verdade, não cabe ao vereador definir isso, até porque é o prefeito que tem os recursos nas mãos”, disse Everaldo, lembrando que nessas situações os vereadores podem apenas sugerir ao Executivo um percentual diferente do proposto.
Ainda sobre a assembleia, Everaldo disse que a única questão levantada por uma servidora foi o reajuste do vale-alimentação, que será fracionado em parcelas de R$14,50 mensais, sucessivas, a partir de dezembro deste ano até novembro do ano que vem, quando o vale alcançará o valor de R$500 mensais. Segundo o vereador, a servidora sugeriu que tais aumentos começassem a ser concedidos a partir de maio de 2015, e o sindicato combinou de tratar novamente sobre este assunto com o Poder Executivo.
Sobre o percentual de aumento do salário, aprovado por unanimidade em 7%, Everaldo disse que prefere não entrar na discussão, apesar de considerar que a inflação superou esse índice nos últimos meses. “Se o projeto chegou à nossa Casa para votação é porque, no meu entendimento, houve um acordo pacífico entre as partes”, concluiu.
Problemas nos bairros
Em seu discurso, Everaldo abordou ainda assuntos relacionados a dois bairros da cidade. Sobre o Parque São Rafael, no qual é frequente a reclamação dos moradores quando à limpeza do bairro, o vereador disse que o problema será resolvido em breve. “Para trazer conforto aos moradores, comunico a todos da comunidade que a partir do dia 19, o bairro será contemplado com limpeza, de acordo com informações do secretário do Meio Ambiente Miguel Padilha”.
O vereador também disse que esteve na última sexta-feira (15) no bairro Jardim Moreira, verificando o andamento das obras da Estação Elevada de Tratamento de Esgoto do bairro, juntamente com o gerente local da Sabep, Oswaldo. Everaldo afirmou que, de acordo com o gerente da Sabesp, a previsão é de que até o final de junho a obra entre em operação, o que garantirá a coleta e o tratamento do esgoto daquele bairro.