sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (21), foram aprovados por unanimidade 12 Projetos de Lei (PLs) - maioria deles que prestam homenagens a munícipes, concedendo seus nomes a vias públicas do Loteamento Jardim Xingu, em Monte Mor.
Votados em bloco naTodas as proposituras são de iniciativa da vereadora Wal da Farmácia (PSB) - parlamentar que leu a íntegra das justificativas das proposituras, contemplando as histórias de vida dos homenageados. Além disso, ela agradeceu a presença de familiares no Plenário.
“Essa é uma homenagem de muito carinho à família Cunha e Fernandes, desta vereadora. Sintam-se abraçados. É com muito carinho e prazer que eu fiz todos esses projetos”, afirmou Wal, em seu pronunciamento, agradecendo e pedindo a aprovação dos pares.
Familiares do antigo proprietário do Sítio Xingu, João Ferreira da Cunha, e do caseiro do local, Luiz Aparecido Fernandes, acompanharam as homenagens. Essas duas personalidades, e diversas outras, darão nome a vias públicas no loteamento, que fica
no Jardim Primavera.AS PROPOSITURAS
PL 114/2024 - Dispõe sobre a denominação da Rua Um, que passará a se chamar Rua João Ferreira da Cunha. O homenageado era engenheiro agrônomo e faleceu em 1989.
PL 115/2024 - Dispõe sobre a denominação da Rua Três, que passará a se chamar Rua Rachel Meira Pompêo de Camargo. Natural do Rio de Janeiro, ela faleceu em 1970.
PL 116/2024 - Estabelece que passa a denominar-se Antonio Carlos Pompêo de Camargo a Rua Quatro. Ele iniciou sua carreira no extinto Banco de Monte Mor; morreu em 1981.
PL 117/2024 - Trata da denominação da Rua Seis, que se chamará Rua Lichia. “esta denominação é dada pela extensa plantação de árvores desta fruta na propriedade, onde houveram safras do início da década de 1980 até o ano de 2023”, diz o texto.
PL 118/2024 - Dispõe sobre a denominação da Rua Doze, que se chamará Rua Silvano Bressan. Graduado em Administração, ele faleceu em janeiro de 2023.
PL 119/2024 - Estabelece que a Rua Sete passa a denominar-se oficialmente Luiz Aparecido Fernandes. Ele trabalhou no Sítio Xingu, onde viveu com a família, e morreu em 2021.
MAIS HOMENAGENS
PL 120/2024 - Passa a se chamar Fernando Pompêo de Camargo a Rua Oito. Graduado em Economia, era genro de João Ferreira, fundador do Sítio Zingu, e morreu em 2019.
PL 121/2024 - A Rua Dez passa a se chamar Rua Irene Penteado Ferreira da Cunha. Viúva de João Ferreira da Cunha, ela faleceu em agosto de 2003.
PL 122/2024 - Dispõe sobre a denominação da Rua Nove, que se chamará Rua Fernando Ferreira da Cunha (arquiteto que participou de projetos importantes e faleceu em 2024).
PL 129/2024 - A Rua Onze se chamará Rua Sítio Xingu. Adquirida por João Ferreira, a origem da propriedade “remonta ao final da década de 1940 e início da de 1950”.
PL 131/2024 - Passa a denominar-se Dom Luiz Gastão Maria José Pio de Orleans e Bragança a Avenida Um. Descendente de Dom Pedro II e da Princesa Isabel, morreu em julho de 2022.
PL 132/2024 - Dispõe sobre a denominação de sistema de lazer da Rua Nove, que se chamará Luiz Ricardo Fernandes. Filho de Luiz Aparecido Fernandes, morreu em maio de 2018.
PRONUNCIAMENTOS
Durante a sessão plenária, e “quebrando o protocolo”, o presidente da Câmara, vereador Altran, consultou o Plenário para que o senhor Antonio Carlos Pompeo Camargo Neto, presidente da Casa Imperial, utilizasse a tribuna, o que foi aprovado pelos parlamentares.
Ele destacou que é filho de Cecília Ferreira da Cunha, “que durante vários anos se dispôs a cultivar a lichia com a forma comercial”, no passado. Segundo ele, foi através desse empreendedorismo “que o Sítio Xingu se tornou viável e chegou até aqui”.
Antonio também parabenizou a autora, pelas homenagens realizadas, inclusive à sua família. O vereador Professor Adriel (PDT) também comentou a importância da homenagem. Wal pediu a inserção do título honorífico “Dom”, na denominação do PL 131, o que foi aprovado.
GALERIA DE IMAGENS