Moção 18/2024, de pesar pelo falecimento do guarda civil municipal (GCM) José Prado Moitinho, foi aprovada por unanimidade, e em regime de urgência, na sessão ordinária desta segunda-feira (9).
De autoria dos vereadores Paranhos (MDB) e Nelson Almeida (MDB), aO guarda morreu no dia 29 de novembro, “durante o serviço, prestando apoio à Polícia Civil em ocorrência de captura de um indivíduo de alta periculosidade procurado pela justiça, ocasião em que foi fatalmente atingido por um disparo de arma de fogo”, salienta o texto.
Natural de Belo Campo (BA), ele ingressou na GCM de Monte Mor em 2007, “onde dedicou 17 anos de sua vida à segurança pública”. E destacou-se pela atuação na atual “Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), unidade onde permaneceu até seu trágico falecimento”.
A Moção ressalta que Moitinho deixou um “legado de bravura e compromisso com a segurança pública”, e quatro filhos, “aos quais dirigimos nossas mais sinceras condolências”. No dia 30, a Câmara também emitiu uma Nota de Pesar e decretou três dias de luto oficial.
“Sua ausência deixa um vazio irreparável em sua família, nos colegas da Guarda Civil Municipal e em toda a sociedade montemorense, que perdeu um exemplo de servidor dedicado e um cidadão de caráter exemplar”, completam os autores, na propositura.
COMENTÁRIOS
usou a tribuna da Câmara e leu a íntegra do texto da Moção de Pesar. Ele também citou a presença de guardas civis municipais no plenário, incluindo o inspetor da corporação, Denival Canço de Santana.
O vereador Paranhos, um dos autores da propositura,“Ele [Moitinho] era aquele agente com o qual a sociedade sempre pode contar. Fazia para mais, talvez morreu fazendo para mais, fazendo aquilo que se espera de um guarda municipal, de um policial militar, de um agente da segurança pública”, afirmou.
“Que a lembrança do José Moitinho sirva para que a luta de vocês só seja maior, não admita perder mais homens da farda azul em combate [...] Que aquela ocorrência sirva aos senhores de motivação e estudo, para que aquilo nunca mais ocorra”, completou, manifestando pesar.
Presidente da Câmara, o vereador Altran (MDB) também comentou a homenagem da Casa, elogiando a iniciativa da propositura e a atuação do profissional na GCM de Monte Mor. “É um cara muito digno, que merece muito essa Moção”, salientou, em seu pronunciamento.