Nordestinos são homenageados com nomes de rua no Café e no Alvorada

AlexandrePinheiro 09.12.24 plsO vereador Alexandre Pinheiro, autor das homenagens, exibindo as placas simbólicas com os novos nomes de vias públicas: as proposituras seguem agora para sanção do Poder ExecutivoDois munícipes que nasceram em Estados do Nordeste e migraram para Monte Mor, ajudando a formar a história da cidade, foram homenageados com nomes de rua, a partir de Projetos de Lei (PLs) de autoria do vereador Alexandre Pinheiro (Republicanos). 

As proposituras - PLs 135 e 136/2024 - foram votadas em bloco e aprovadas por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira (9). “O Nordeste está em peso aqui em Monte Mor, uma cidade que acolhe todo mundo”, comentou o autor, no Plenário.

Respectivamente, as proposituras dão nome: à Rua Doze do loteamento Residencial Parque do Café II, que passará a se chamar “Sebastião Faustino Barbosa”; e à Rua Treze do loteamento Jardim Alvorada, que se chamará “Severina Teixeira de Melo de Souza”.

Sebastião, natural de João Alfredo (PE), “foi um ícone” na Rua 23 do Alvorada; Severina, “uma mulher de fé”, era de Alagoa Nova (PB), explicou Alexandre, no Plenário, que contou com a presença de familiares dos homenageados. Os PLs seguem agora para sanção.

Geral PL135 09.12.2024Vereadores e familiares de SebastiãoPROJETO 135

Segundo o PL, Sebastião Faustino nasceu em 1932, em Pernambuco, e, “em busca de oportunidades”, posteriormente veio para São Paulo. Em 1985, à procura de “um lugar tranquilo para criar os filhos mais novos”, mudou-se com a família para Monte Mor.

“Na antiga Rua 23 do Jardim Alvorada, Sebastião encontrou um lar em uma comunidade pacata”, diz o texto, ressaltando que o homenageado “se tornou uma figura conhecida na região”, ao longo dos anos, sendo conhecido como “O homem do carreto”.

“Caminhoneiro autônomo, ele prestou serviços a diversas empresas locais, transportando não apenas bens, mas também sonhos e esperanças de muitas famílias”, afirma outro trecho da justificativa. Ele morreu em 2022, aos 89 anos, “deixando um legado de amor e resiliência”.

“É uma honra, e muita alegria, na última sessão deste ano, na última sessão do nosso primeiro mandato, [...], poder colocar essas duas proposituras tão importantes, e honrando duas pessoas tão importantes para o nosso município”, disse o autor.

Geral PL136 09.12.2024Vereadores e familiares de SeverinaPROJETO 136

Paraibana, Severina Teixeira deixou a sua terra natal aos 34 anos, mudando-se para São Paulo. Com “esforço e coragem, encontrou um emprego” e trouxe os filhos “para viver ao seu lado em Monte Mor, onde se dedicou a trabalhar como diarista”, diz o texto do PL.

Ainda de acordo com a propositura, a homenageada “era uma mulher honesta, trabalhadora e uma verdadeira guerreira”. “Sua fé inabalável a guiou por cada desafio, e ela nunca desistiu de seus sonhos”, completa o autor, citando que ela morreu aos 80 anos, em abril de 2024.

“Severina continua a ser uma fonte de inspiração e amor para todos que a conheceram”, completa o texto, sobre a homenageada. Na sessão, também foi aprovada por unanimidade a Emenda Modificativa 25/2024, que apenas corrige o nome, acrescentando um termo faltante.

GALERIA DE IMAGENS

 

Foto Lado a Lado