Dezembro será o mês dedicado às ações educativas de prevenção a Aids

lacovermelhoaids04/10/2016 - A Câmara de Monte Mor aprovou, na sessão do dia 22 de agosto, mais uma iniciativa que visa prevenir a incidência da Aids na sociedade. Intitulado “Dezembro Vermelho”, o projeto de lei 123/2016, de autoria do vereador Salvador Leite – o Sassá (PSB), determina que o mês de dezembro seja dedicado à realização de ações educativas para prevenção e luta contra a doença.

Em discurso no plenário, Sassá, ressaltou a relevância da iniciativa. “Trata-se de um projeto muito importante nesta luta contra a Aids, pois há décadas se vem tentando combater [a doença], mas ainda não há uma cura definitiva”, afirmou o vereador, que também é enfermeiro. Segundo ele, desde a descoberta do vírus, em 1981, mais de 34 milhões de pessoas já morreram em decorrência da infecção.

“Tendo em vista que o dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, queremos que o município faça mobilizações e divulgações referentes ao laço vermelho, símbolo da luta contra a Aids, em monumentos públicos de Monte Mor, e que os funcionários públicos recebam o laço”, diz a justificativa do projeto, que foi aprovado por unanimidade.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra cerca de 40 mil casos novos de Aids ao ano. Entre 1980 (quando teve início a epidemia) e junho de 2015, foram registrados cerca de 800 mil casos.

Foto Lado a Lado