11/10/2016 – Por iniciativa do vereador Murilo Rinaldo (DEM), a Câmara de Monte Mor aprovou na sessão de ontem (10), por unanimidade, projetos de lei que dão nome a uma ponte e a dois trechos da estrada municipal Mor 330. As normas seguem agora para o Poder Executivo, para sanção do prefeito.
O projeto 132/2016 dá novo nome à antiga Ponte dos Templanos, que fica sobre o Rio Capivari, no bairro Recreio. A partir de agora, tal construção passa a ser denominada Ponte Annadir Ross Matheus, em homenagem ao montemorense que nasceu em 1932, na Fazenda Recreio. De acordo com o projeto, Annadir trabalhou “desde cedo na agricultura, pecuária e mineração, sendo sua principal atividade a pecuária leiteira”. Ele morreu em 2007, aos 76 anos.
Já os projetos 133/2016 e 134/2016 dão nomes a dois trechos da Estrada Municipal Mor 330, que liga o município a Campinas. O primeiro projeto dá o nome de Estrada José Ramos Massucci ao trecho entre a Ponte Annadir Ross Matheus e a região do Campo Grande, em Campinas. O outro projeto dá o nome de Estrada José Ross Matheus ao trecho entre Monte Mor e a referida ponte.
José Ramos Massucci nasceu em 1946, em Águas da Prada, SP, e exerceu diversos ofícios, todos ligados ao comércio. “Morador no limite entre Campinas e Monte Mor, não fazia distinção geográfica, pois atuava em ambos os municípios, reunindo e liderando os moradores, de forma pacífica, para reivindicar melhorias junto ao Poder Público”, fiz a justificativa do projeto 133/2016, ressaltando o trabalho social desenvolvido pelo homenageado. José Ramos morreu em 2011.
Nascido na Espanha, em 1903, José Ross Matheus chegou ao Brasil, em Lindóia/SP, com oito anos de idade, tendo mudado para Monte Mor poucos meses depois. Ele exerceu a profissão de pecuarista e lavrador. “O senhor José e seus filhos trabalhavam na leiteria, na lavoura e na extração de areia”, diz trecho do projeto 134/2016. “Através da estrada que corta as propriedades [uma delas, o sítio Recreio] sentido à Rodovia SP 101, eles transportavam o leite e os alimentos que produziam”, diz o texto. José Ross morreu em 1990.
Os dois últimos projetos citados alteraram a lei municipal 1880/2014, que dava o mesmo nome aos dois trechos, agora renomeados.