23/10/2017 - A tragédia em uma creche de Janaúba, no norte de Minas Gerais, foi abordada pela vereadora Professora Selma (PMDB), durante discurso na Câmara, na última segunda-feira (16). Onze pessoas morreram no incêndio, no início de outubro - dentre elas 9 crianças, a professora Helley Batista e o autor do ataque, o vigia da escola Damião Soares dos Santos.
No pronunciamento, a vereadora destacou a atuação da professora Helley, que morreu queimada após salvar várias crianças e lutar com vigia que colocou fogo na creche. "Professora Helley, o mundo inteiro reconhece o heroísmo do seu gesto. Os professores do Brasil jamais esquecerão e Deus há de tê-la como anjo protetor das nossas crianças", disse.
A vereadora lembrou também da recente honraria concedida pelo Governo Federal, em reconhecimento. "A atitude da professora foi reconhecida pela Presidência da República, que concedeu a Ordem Nacional do Mérito à heroína. A educação era prioridade da sua vida, enquanto professora", afirmou.
Professora Selma também agradeceu à equipe da rede municipal de ensino - professores, diretores, atendentes de creche etc. - pela atuação por uma educação de qualidade. Agradeceu, também, à professora especialista Raquel Fernandes Magalhães, pela palestra "Conhecendo a deficiência física", ministrada recentemente na Escola Professor Dr. Edson José de Paula.
O dia das crianças também foi abordado no discurso. Professora Selma comentou as festividades em comemoração à data, realizadas na Vila Possato. Segundo a vereadora, o evento contou com brinquedos, pinturas e palhaço, dentre outras atividades. Na oportunidade, a vereadora pôde ouvir queixas de moradores sobre problemas do bairro.