“É essencial a criação de uma sociedade verdadeiramente inclusiva”, diz Professora Selma05/04/2017 – A vereadora Professora Selma (PMDB) pretende elaborar uma moção de parabenização em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, comemorado em 2 de abril. Durante discurso no plenário, nesta segunda-feira (3), a vereadora parabenizou todos os autistas de Monte Mor e do mundo pela data. “É essencial a criação de uma sociedade verdadeiramente inclusiva”, ressaltou a vereadora, afirmando que a data visa permitir uma melhor compreensão sobre o assunto e o empoderamento dos pais e familiares. “Preconceito se combate com informação”, comentou.
Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2007, o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo consiste na realização de eventos, em todo o mundo, visando informar a população sobre esse distúrbio neurológico. Na data, é comum que os monumentos ganhem luzes azuis, e a ONU também orienta que as pessoas usem a cor, em apoio aos mais de 70 milhões de autistas do mundo. De acordo com Professora Selma, é consenso na comunidade médica que o diagnóstico precoce e o tratamento imediato garantem uma melhor qualidade de vida da pessoa com autismo; daí a importância de disseminar informações sobre o distúrbio.
A vereadora também destaca o trabalho realizado pelas escolas de Monte Mor com as pessoas com deficiência, em especial os autistas. No discurso, Professora Selma lembrou a importância de se derrubar alguns mitos que envolvem doença, como o da genialidade (a Síndrome de Asperger, um tipo leve de autismo, é atribuída inclusive a Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Mozart e Einstein; mas “os casos de genialidade são raríssimos”, ressalta) e o mito de que os autistas vivem em seu próprio mundo. “Não! Eles vivem em nosso mundo!”, disse a vereadora, reafirmando a importância de se garantir a inclusão social das pessoas com autismo.