Danilo pede que pagamento de IPTU possa ser feito em mais de um banco30/03/2017 – O vereador Danilo Jacob (PDT) solicita que a prefeitura altere a forma de pagamento dos carnês do IPTU, permitindo o recebimento do imposto por mais de uma instituição bancária. Atualmente, o pagamento só pode ser feito nas agências ou correspondentes da Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas. Segundo Danilo, isso ocasiona filas.
De acordo com o vereador, existe a informação de que, a partir do próximo mês, parcelas com valores inferiores a mil reais somente serão quitadas junto às lotéricas, devido à norma interna do banco. Isso aumentaria ainda mais o problema. “Só a lotérica recebendo, imagina o tamanho da fila, no dia do pagamento?”, questionou.
O pedido foi feito durante discurso no plenário, na sessão ordinária da última segunda-feira (27). “Que pelo menos, no ano que vem, [a prefeitura] repense isso, dando possibilidades a outros bancos de receberem [os boletos do IPTU]”, ressaltou Danilo, que ainda solicitou que sejam fornecidas quatro datas diversas para pagamento, “o que ajudaria o munícipe”.
Em aparte, o vereador Waltinho Assis (PDT) afirmou que a obrigatoriedade do pagamento na Caixa se deve a uma mudança estabelecida pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Agência do INSS
Danilo Jacob também elogiou o discurso da semana passada da vereadora Andrea Garcia (PDT), no qual ela reivindicou a instalação de uma agência do INSS no município. “Já passou da hora de Monte Mor ter uma agência”, disse Danilo, lembrando que municípios vizinhos como Sumaré, Hortolândia, Indaiatuba e Capivari já possuem essas repartições previdenciárias.
Em aparte, o vereador Vanderlei Soares (PMDB) lembrou que a Câmara já aprovou projeto do Executivo que previa a doação de terreno, no Jd. Vitória, para construção de uma agência do INSS. “O primeiro passo foi dado. Temos que nos mobilizar, para tentar trazer essa agência para cá”, disse o vereador.