Camilla Hellen, durante discurso na primeira sessão ordinária do ano: a vereadora anunciou a criação das Frentes Parlamentares do Direito das Mulheres e das Pessoas com DeficiênciaA vereadora Camilla Hellen (Republicanos) afirma que, neste mandato, continuará “trabalhando pautas referentes aos direitos das mulheres”. Na sessão ordinária desta segunda-feira (3), ela anunciou que vai protocolar Projetos para instalação, na Câmara, das Frentes Parlamentares do Direito das Mulheres e, também, das Pessoas com Deficiência.
No pronunciamento, a parlamentar também anunciou que, a partir de parceria com a deputada federal Maria Rosas, o município irá receber, nos dias 21 e 22 de fevereiro, a carreta de exames preventivos. Segundo ela, serão feitas 120 mamografias e 90 exames de papanicolau, em agenda aberta para toda a população, já que a fila para esses procedimentos está zerada.
Camilla frisou que haverá o devido encaminhamento ao Hospital de Amor, se necessário, após os resultados dos exames. Além disso, disse que estará em Brasília, entre os dias 22 e 24, apresentando demandas. E salientou conversas com os secretários de Saúde e Educação, nas quais foi destacada a importância da apresentação de projetos de políticas públicas.
CENTRO DE REFERÊNCIA
Na sessão plenária, a parlamentar também comentou a importância da construção do Centro de Referência em Saúde da Mulher, pleiteada na legislatura passada. Segundo ela, a obra não foi iniciada devido a “algumas tratativas da secretária de Saúde, que ficaram pendentes” - e que não foi empenhado o valor total, de R$ 2,5 milhões, mas já foram empenhados R$ 300 mil, para equipamentos. Ela também manifestou expectativa de aquisição de aparelho de ultrassom e construção de área de pediatria, garantindo atendimento adequado às mulheres.