“Onde está o responsável pela compra de medicamentos da nossa cidade? O que está acontecendo na distribuição dos medicamentos das farmácias?”, perguntou Wal da Farmácia“A população está indo nas unidades de saúde e não está encontrando os medicamentos”, destaca a vereadora Wal da Farmácia (PSB). Na sessão ordinária desta segunda-feira (17), ela relatou que o problema persiste, apesar de o prefeito afirmar que existem remédios no almoxarifado. “Tem vários medicamentos faltando nas unidades de saúde”, afirmou.
Wal disse que medicamentos citados na listagem do almoxarifado não estão disponíveis nos postos. “Eu tenho áudios, eu tenho as receitas. [Remédios] que o pessoal não encontra. Então, é erro de quem? O básico: omeprazol, eu vi, está na lista, furosemida está na lista [...] Sem contar os remédios da saúde mental, que praticamente todos estão em falta”, completou.
“Onde está o responsável pela compra de medicamentos da nossa cidade? O que está acontecendo na distribuição dos medicamentos das farmácias? [O] prefeito precisa verificar, urgente, a rede logística de distribuição [...] desses medicamentos do almoxarifado e, principalmente, pros postos de saúde [...] O povo precisa de remédio”, disse, no discurso.
A vereadora disse que o município precisa de gestores e profissionais comprometidos com a população. E citou o caso da Unidade de Saúde da Família Higor Ramos, que teria recebido uma quantidade de comprimidos insuficiente para atender a demanda. Ela ainda comentou que, dentre os remédios que faltam nos postos constam ansiolíticos e antidepressivos.