Gisele Pereira, Márcio Ramos e Marcos Oliveira, da Elemmor, durante encontro da APEL: evento de 2025 será realizado na Câmara de Monte Mor (Foto: Arquivo - 26/04/2024)A Câmara vai sediar a 15ª edição do Encontro da Associação Paulista de Escolas do Legislativo e de Contas (APEL). O evento, promovido pela Escola do Legislativo de Monte Mor (Elemmor), será realizado no dia 8 de maio, das 8h30 às 17h, no Plenário da Casa.
As atividades serão realizadas em consonância com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL). Além da Elemmor, a Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp) será parceira na organização do evento, esclarece texto do site oficial do Encontro.
O evento é gratuito e destinado aos gestores das escolas legislativas, vereadores e demais interessados. Na programação, haverá a mesa-redonda “Comunicação Institucional: novos rumos para transparência e aproximação popular”.
É obrigatória a inscrição prévia, neste link.
Além das trocas de experiências e do debate sobre possíveis ações da APEL para o biênio 2025/2026, o encontro “pretende refletir o papel da comunicação institucional e se é possível melhorar a transparência do Poder Legislativo à sociedade, para maior aproximação popular”.
Alunos da Escola Municipal Nazário Malaquias durante visita à Câmara, nesta quarta (26). Encontro da APEL vai discutir o trabalho das escolas legislativas em projetos de cidadania
PARTICIPAÇÃO
A mesa-redonda contará com a participação de: Rodrigo Galdino, jornalista da Câmara de Monte Mor e mestre em políticas públicas; Marcelo Damasceno, jornalista, mestre e doutorando em Comunicação, que atua no Poder Legislativo de Itapevi; e Vinicios Franzoni, graduado em Rádio e TV, diretor da TV e da Diretoria de Comunicação da Câmara de Araras.
O evento pretende refletir sobre o uso da comunicação pelas escolas legislativas para fortalecer o Poder Legislativo e o Estado Democrático e de Direito; garantir a troca de experiências sobre o trabalho dessas escolas no desenvolvimento de projetos de formação para cidadania; e, ao final, aprovar a carta da APEL e eleger a nova diretoria da entidade.
No site, é possível efetuar a inscrição para participar do evento e, também, para garantir a apresentação de projetos, na data. “As oito primeiras escolas [legislativas] interessadas em apresentar um dos seus projetos terão o tempo de até 15 minutos para exposição. Essa inscrição está [disponível] no corpo do formulário de inscrição do Encontro”, diz a Elemmor.
PROGRAMAÇÃO
8h30 - 9h: Credenciamento e café de recepção
9h - 10h: Cerimônia de abertura
10h - 11h20: Mesa-redonda “Comunicação Institucional: novos rumos para transparência e aproximação popular”
11h20- 12h20: Apresentação de escolas (15 minutos cada) - 4 vagas (projetos inéditos)
12h20- 14h: Intervalo para almoço
14h - 15h: Apresentação de escolas (15 minutos cada) - 4 vagas (projetos inéditos)
15h - 16h: Eleição e posse da diretoria APEL biênio 2025/2026
16h: Foto oficial
16h30: Encerramento e definição do próximo encontro. Leitura da “Carta de Monte Mor"
17h: “Happy APEL” - Local a definir