Alexandre Pinheiro comenta conduta de vereadora: “falta de palavra é inaceitável”

AlexandrePinheiro 31.03.2025O vereador Alexandre Pinheiro, durante discursoO vereador Alexandre Pinheiro (Republicanos) manifesta indignação com uma postura que considera inaceitável no Parlamento: “a falta de palavra”. “Uma coisa deve ser inegociável nesta Casa: o compromisso com aquilo que falamos e acordamos”, afirmou o parlamentar, durante pronunciamento exaltado, realizado na sessão ordinária desta segunda-feira (31).

Ele disse que foi feito um acordo entre os líderes de bancada e das minorias, com a participação de Wal da Farmácia (PSB), culminando com a indicação dos nomes para a composição das Comissões. Essa composição foi suspensa por determinação judicial, em atendimento à liminar interposta por Wal, que alegou “violação do Regimento Interno”.

“A vereadora que participou desse entendimento voltou atrás, e agora tenta sustentar um discurso diferente daquilo que foi pactuado [...] por conta de ela não ter sido eleita a presidente da Comissão que hoje eu presido”, disse Alexandre, refutando Wal - que, segundo ele, estaria “perdendo credibilidade entre os vereadores desta Casa, por conta da postura”.

“A palavra tem peso. Quando um vereador assina um acordo, quando se compromete [...] diante dos colegas e da população, ele deve ter responsabilidade e honrar o que disse”, afirmou o parlamentar. “Não podemos permitir que esta Casa se transforme num ambiente onde a conveniência do momento [...] vale mais do que a coerência e a seriedade”, afirmou. 

Alexandre também disse que essa postura afetaria a credibilidade do próprio Poder Legislativo – uma vez que a política deve ser feita com diálogo, debate e com “seriedade e respeito” entre os pares. O parlamentar negou que esse embate se trate de uma “questão pessoal”, e ressaltou a importância do compromisso e da lealdade com acordos firmados.

“Se alguém não tem condição de sustentar sua palavra, que ao menos tenha a humildade de assumir isso, ao invés de tentar reescrever a história”, completou o vereador, que também reafirmou seu compromisso com a verdade e com a transparência. “O povo [que] nos elegeu espera de nós responsabilidade, não jogo de conveniência nesta Casa”, frisou Alexandre.

Foto Lado a Lado