Pastor Elias disse que confirmou a alta incidência de escorpiões, ratos e baratas, em escola do Jardim Moreira22/03/2018 - O vereador Pastor Elias (PMDB) visitou a Escola Municipal José Luiz Gomes Carneiro, no Jardim Moreira, e a creche que funciona anexa ao prédio, visando verificar denúncias que informavam a ocorrência de infestação de insetos no local. Em discurso no plenário da Câmara, nesta segunda-feira (19), Pastor Elias disse que confirmou a alta incidência de escorpiões, ratos e baratas. “Na torneira da cozinha sai barata, sai todo tipo de bicho que você pode imaginar”, denunciou o vereador.
De acordo com Pastor Elias, a caixa d’água está “cheia de fezes de pombos”, já que, devido a erros estruturais de construção, a tampa não fecha corretamente. Daí, os animais conseguem entrar no recipiente. Segundo o vereador, a diretoria da escola encaminhou pelo menos oito ofícios à Secretaria de Educação, pedindo providências. “E essas providências não foram tomadas. Fico me perguntando: pra que uma secretária de Educação que não faz nada? Que não toma providências?”, questionou o parlamentar.
Ainda de acordo com o vereador, o prefeito Thiago Assis (PMDB), após receber a reclamação, irá encaminhar uma equipe de dedetização à escola, nesta semana. Pastor Elias, no entanto, questiona a necessidade de se acionar diretamente o chefe do Executivo, já que a secretaria “existe para atender a necessidade dos munícipes”. “Eu vi o descaso que está ali”, disse o vereador, que retirou garrafas cheias de escorpiões, e fez fotos. “Eu acho uma desumanidade, um desrespeito muito grande”, complementou.
“Escola é um lugar sagrado. Tem que haver respeito, dignidade, um cuidado especial com nossas crianças”, disse Pastor Elias, afirmando que recebeu informações de que estudantes já têm sido acometidos por diarreia, provavelmente devido à má qualidade da água. No discurso, o vereador também ressaltou sua preocupação com a possibilidade de as crianças se acidentarem com os insetos. E comentou ainda que, de acordo com a diretoria da escola, um munícipe já ameaçou agredir a equipe escolar, devido aos problemas relatados.
PRONUNCIAMENTOS
Pastor Elias também defendeu que os parlamentares realizem manifestações, cobranças e posicionamentos, durante as sessões. “O vereador não poderia dispensar a fala [...] O eleitor que acompanha a vida do parlamentar quer ver o parlamentar atuando, não somente na rua, mas [também] no plenário”, disse. E criticou a falta de respostas e o baixo resultado das indicações, que “não resolvem nada”. “A cada sessão, os vereadores recobram aquilo que indicaram [...] O vereador que faz uma indicação tem que ter um retorno do Poder Público”, disse.
CONDOMÍNIO PITANGUEIRAS
No pronunciamento, Pastor Elias voltou a abordar o problema do Condomínio Pitangueiras, empreendimento do Minha Casa Minha Vida localizado no Jardim Panorama, no qual as contas de energia elétrica estão vindo muito altas. O parlamentar disse que retornou ao condomínio, e que os moradores continuam reclamando que, mesmo com a energia desligada pela CPFL, os relógios de medição “continuam rodando”. Pastor Elias voltou a cobrar uma solução para o problema, e não descartou acionar o Ministério Público, se necessário.