Em discurso na sessão ordinária, o vereador explicou que o mutirão - realizado em unidade móvel de saúde - seguirá no centro até esta sexta-feira (11). E, na próxima semana, será realizado na UPA do Jardim Paulista. “Isso é um grande avanço para a nossa população”, afirmou, sobre os atendimentos - que, nesta fase do serviço, ocorrem das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas, e são direcionados aos pacientes com 40 anos ou mais, segundo a prefeitura.
Alexandre explicou que não é necessário encaminhamento médico. “A população chega, é atendida, faz sua ficha de cadastro, faz a dilatação da pupila, passa por alguns exames de triagem, vai pro atendimento médico, [e] aqueles que forem diagnosticados com pterígio, catarata, dentre outras enfermidades oculares, já são encaminhados pro trailer para fazer exames pré-operatórios e já é marcada a sua cirurgia, no hospital da nossa cidade”, disse.
Ainda de acordo com o Poder Executivo, “pacientes que já tem procedimentos oftalmológicos aguardando agendamentos devem comparecer para nova avaliação, e estar com acompanhante (devido à dilatação das pupilas na realização do exame)”. A expectativa é atender “todos os pacientes que aguardavam na fila”. É necessário apresentar Cartão SUS, comprovante de endereço e documento de identidade com foto.