O vereador Altran (MDB) destaca que, em reunião com a secretária de Saúde, Eliane Piai, foi informado de que a prefeitura fez licitação, contratou empresa terceirizada, e os exames de endoscopia e colonoscopia já estão sendo realizados, em Americana e Nova Odessa. Conforme o parlamentar, o município tem inclusive disponibilizado o transporte para os montemorenses.
Na sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (16), Altran lembrou que o mutirão de exames está sendo viabilizado a partir de emendas impositivas direcionadas pelo seu gabinete e pelo do vereador Vitor Gabriel (PSDB). Ele comentou que se trata de uma “boa notícia”, tendo em vista que as filas para esses procedimentos chegavam a durar dois anos, e podem agora ser “zeradas”.
“Vai ter um avanço muito grande, provavelmente pode até zerar [a fila] novamente”, afirmou o parlamentar, em seu pronunciamento no Plenário da Câmara. Ele ainda explicou que os exames serão feitos em duas etapas: a primeira, com a verba direcionada pela sua emenda, deve ser concluída em 90 dias, quando terá início o uso do recurso direcionado por Vitor Gabriel.
“Depois eu vou fazer a fiscalização, vou às clínicas onde estão sendo feitos [os exames], vou na casa de alguns munícipes, para saber se foram bem atendidos. Eu quero cobrar de perto”, se comprometeu o parlamentar, ao destacar que os atendimentos seguirão o rito da fila da Secretaria de Saúde. Ao todo, os dois gabinetes direcionaram R$ 311,8 mil em emendas para esses serviços.