“Para a Elemmor, o ano de 2024 foi positivo”, esclarece Márcio Ramos, diretor da Escola do Legislativo de Monte Mor, órgão da Casa de Leis responsável por ações educativas voltadas ao público interno e externo. Os integrantes do órgão, que é vinculado à Mesa Diretora da Câmara, estiveram reunidos com o presidente Altran (MDB), na tarde desta terça-feira (17). O objetivo foi avaliar os trabalhos do ano e apresentar as ações previstas para 2025.
Dentre os aspectos positivos de 2024, Márcio elenca: o “envolvimento maior dos servidores da Casa nas atividades organizadas”, a gravação de um vídeo institucional, para auxiliar nas ações do projeto Estudantes Visitam a Câmara; a aprovação da Lei que instituiu o Dia Municipal da Educação Legislativa; e, finalmente, a assinatura de um termo de colaboração entre a Câmara e a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL).
O presidente Altran também avalia positivamente as ações implementadas pela Escola. Encerrando sua gestão à frente da Casa no próximo dia 31 de dezembro, ele destaca que o trabalho desempenhado pela Elemmor é “de extrema importância” e precisa ser continuado. “O ano foi muito bom, a respeito da Escola Legislativa. Eu desejo que seja um sucesso [no futuro], que o próximo presidente dessa Casa Legislativa mantenha esse projeto vivo”, diz.
“A Presidência deu o suporte necessário para a Elemmor participar dos encontros da APEL [Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas], em Hortolândia, e da ABEL, no Rio de Janeiro. Apoiou também o evento sobre educação legislativa discutindo o tema ‘Pra que serve a Câmara’, com a diretora da Elecamp, a Escola do Legislativo de Campinas [Nely Monteiro]”, completa Márcio Ramos. Essa atividade foi realizada em maio, no Plenário.
PLANO DE AÇÃO
Para 2025, Márcio espera que a Casa dê continuidade ao projeto que visa à implantação de uma sala para a realização de eventos, cursos e treinamentos. “A Elemmor espera que a próxima Presidência dê continuidade com o projeto da sala, para intensificar a formação dos servidores”, afirmou, também prevendo um “diálogo em torno da lei de progressão [dos servidores], visando incluir na avaliação funcional a formação acadêmica e profissional”.
O diretor da Elemmor também pretende viabilizar a retomada Parlamento Jovem - iniciativa que não foi realizada este ano, “por conta do calendário curto provocado pelo calendário eleitoral” - e a continuidade do projeto Estudantes Visitam a Câmara, com os alunos do 9º ano. “Se ocorrer tudo certo, pretende a Elemmor ampliar o projeto aos alunos da 5ª série”, explica o servidor da Câmara. Em três anos, 1,3 mil estudantes visitaram a Casa de Leis.
“Outra responsabilidade da Elemmor será receber os representantes das Escolas Legislativas do Estado de São Paulo, para o Encontro da APEL [do próximo ano]”, afirma. “Em relação ao programa de formação de servidores e vereadores, a Elemmor comemora a previsão orçamentária prevista para 2025 e que foi publicada no Portal Nacional de Contratações Públicas [PNCP], no valor estimado de R$ 120 mil reais”, finaliza.
Criada pela Resolução 4/2017, a Escola do Legislativo desenvolve atividades de educação para a cidadania, incluindo cursos e palestras, além de coordenar os projetos Estudantes Visitam a Câmara, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e Parlamento Jovem. Além de Márcio, integram a Elemmor os servidores: Marcos Roberto de Oliveira, coordenador, Michele Montanari, secretária, e Gisele Pereira e Daniela Brito, membros.
GALERIA DE IMAGENS