No dia 1º de janeiro, Câmara realiza sessão de posse; Mesa Diretora também será eleita

12abrilMesa Diretora: transferência temporária da sede da Câmara para o Baia Assis vai garantir que “um número maior de munícipes participe [do evento], de maneira próxima e confortável” (Foto: Arquivo/Prefeitura - 12.04.2024)

A solenidade de posse dos 15 vereadores, do prefeito e do vice-prefeito, eleitos em outubro, será realizada no dia 1º de janeiro de 2025, a partir das 10 horas, no Ginásio Poliesportivo Baia Assis, localizado na Rua Antônio Eunis Martins, S/Nº, no bairro Jardim Paulista. Após a posse, será realizada a eleição da Mesa Diretora da Câmara (presidente, 1º e 2º secretários) e do vice-presidente, para o biênio 2025/2026. Aberto à participação do público, o evento também será transmitido ao vivo pelas redes sociais e pelo site do Poder Legislativo.

Diplomados na última segunda-feira (16) pela Justiça Eleitoral, estão aptos para tomar posse: o prefeito Murilo Rinaldo, o seu vice, Professor Fio, além dos vereadores: Alexandre Pinheiro (Republicanos), Andrea Garcia (PSD), Beto Carvalho (PP), Bruno Leite (UNIÃO), Camila Helen (Republicanos), Clair Gomes (PSB), Edson Silva (PL), João do Bar (PSB), Josuel da Conceição (PSD), Milziane (MDB), Pavão da Academia (PDT), Professor Adriel (PDT), Renato Olivatto (PSDB), Roger Santos (PT) e Wal da Farmácia (PSB).

Visando “tornar o evento mais acessível à população”, a Câmara aprovou em novembro um Projeto da Mesa, autorizando a mudança temporária da sede, para a realização do evento. No documento, os autores esclarecem que “a posse dos novos representantes é um momento especial e histórico” e que a transferência da sede vai garantir que “um número maior de munícipes participe [do evento], de maneira próxima e confortável”, além de valorizar o “compromisso com a transparência e proximidade entre os eleitos e a comunidade”.

Além da diplomação, realizada na sede da Câmara, o Poder Legislativo também promoveu uma reunião com os eleitos, para transmitir informações sobre as cerimônias - incluindo questões técnicas e de cerimonial. A Casa também instituiu uma “Comissão Organizadora da Cerimônia de Posse”, com competência para planejar e acompanhar a organização do evento, inclusive o “planejamento logístico”, e viabilizar a elaboração de roteiros, respeitando-se o Regimento Interno da Casa de Leis. O órgão é composto por cinco servidores.

EXPEDIENTE E RECESSO

Também foi expedida uma Portaria que, em decorrência das “festividades de final de ano”, suspende o expediente nos dias “23, 24, 26, 27, 30 e 31 de dezembro de 2024, e 02 e 03 de janeiro de 2025” (ou seja, o atendimento ao público será retomado no dia 6/1, às 8h). Além disso, o Poder Legislativo se encontra no período de recesso parlamentar. Conforme o Regimento Interno, a Câmara se reúne “anualmente, em Sessões Legislativas Ordinárias, de 1º de fevereiro a 15 de julho e de 1º de agosto a 15 de dezembro”. Ainda de acordo com a norma, a Casa poderá se reunir, extraordinariamente, sempre que for convocada no recesso.

Foto Lado a Lado